Postado em |
O Mundo Digital nas Organizações
- david
- novembro 30, 2020
- 9:10 am

Texto por: Edson Canani
A evolução da tecnologia faz com que as mudanças aconteçam a uma velocidade gigantesca.
O mercado cada vez mais competitivo e as inúmeras formas de adquirir conhecimento ao alcance dos consumidores faz com que estes fiquem mais exigentes em busca de soluções práticas e rápidas.
Dentro das empresas então se começou um movimento de transformação digital visando incorporar o uso da tecnologia as soluções de problemas tradicionais.
A tecnologia se tornou a mais poderosa aliada das empresas, transformando todos os processos em processos digitais. Seu produto pode não ser tecnologia, mas a sua empresa é conhecida, reconhecida, comunicada e julgada por meio da tecnologia!
Todas as empresas devem ser capazes de se conectar e satisfazer seus clientes através de experiências baseadas em software. É isso ou de fato ficarão para trás!
Hoje, tudo está focado na experiência do usuário e a transformação digital propõe essa mudança na maneira como as empresas operam, incorporando processos digitais para que se mantenham e garantam seu lugar no futuro.
As tecnologias digitais devem estar no topo da estratégia de negócios para as empresas. É fundamental se colocar ao lado do consumidor e entender quais são suas necessidades. O foco deve ser voltado para melhorias do produto ou serviço e tudo que permeia essa entrega.
A transformação digital é o contexto para um reposicionamento das empresas como negócios digitais, criando valor e receita. Vai além de automatizar processos, o alcance da transformação abrange a complexidade de repensar os processos, os modelos de negócio e a experiência do cliente por meio de uma completa imersão na tecnologia da informação.
Indicadores da Transformação Digital:
Foco no Cliente
- Experiência do cliente;
- Fidelização;
- Satisfação: Net Promoter Score (NPS).
Eficiência operacional
- Produtividade dos funcionários;
- Recrutamento e retenção de funcionários;
- Custos relacionados a TI (tecnologia da informação);
- Qualidade dos processos / aplicações de desenvolvimento;
- Eficiência operacional ou de processo.
Modelo de negócio – agilidade empresarial
- Tempo para tomar uma decisão/agir sobre oportunidades;
- Velocidade para o mercado (tempo para desenvolver, testar e lançar novos produtos).
Modelo de negócio – crescimento
- Crescimento da receita/novas fontes de receita;
- Alcance digital;
- Diferenciação competitiva.
Transformação digital não é apenas adoção de novas tecnologias ou automatização de processos. É bem mais amplo do que isso e envolve uma mudança significativa no modelo mental e nos conceitos da empresa e das pessoas!